Somente 14% das empresas estão plenamente satisfeitas com mensuração de resultados de TI, aponta pesquisa da Amcham

por giovanna publicado 09/02/2012 11h27, última modificação 09/02/2012 11h27
São Paulo - Apesar de 96% reconhecerem a existência de uma maior pressão pela construção de indicadores, a maioria dos gestores ainda não encontrou a forma ideal de fazê-lo.

A área de TI vive hoje um paradoxo. Ao mesmo tempo em que cresce a pressão pela mensuração de resultados e processos, as empresas ainda não conseguem dar conta dessa tarefa a contento. Pesquisa da Amcham com executivos do segmento detectou que 96% reconhecem uma tendência de maior cobrança por construção e adoção de indicadores. Por outro lado, somente 14% se dizem totalmente satisfeitos com a forma como essa quantificação é realizada.

Para as companhias, os principais pontos que dificultam essa mensuração envolvem conseguir tangibilizar todos os benefícios e retornos das ações (41%); estabelecer indicadores que indiquem desempenho, governança e maturidade da área (30%); obter informações sobre o impacto de TI em outros setores da empresa (18%); e quantificar a eficiência dos processos e sistemas de tecnologia (14%).

Os aspectos-chave em que as companhias focam ao mensurar os resultados de TI são principalmente melhoria de processos (80%); aumento dos lucros e impactos de processos de TI (55%); maturidade da área (18%); gestão de riscos (16%); e comparação com níveis de mercado (14%).

Na percepção dos participantes da pesquisa, quantificar os resultados de TI traz benefícios, tais como: direcionar melhor os investimentos na área (59%); corrigir falhas nos processos (55%); identificar pontos com potencial para redução de custos (43%); garantir maior visibilidade da área (36%); e justificar investimentos (34%). 

Para a sondagem, a Amcham ouviu 44 empresários, gestores e executivos da cadeia de Tecnologia da Informação que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 31/01. Na amostra consultada, 73% afirmaram que já faz parte da política de suas empresas a mensuração periódica e o desenvolvimento de indicadores de desempenho de TI.

Gráfico indicadores - Cobrança de TI

 

registrado em: