Ser produtivo é fazer certo as coisas certas (leia-se: estratégia)

publicado 10/12/2019 11h14, última modificação 10/12/2019 11h14
Rio de Janeiro - Confira sugestões da CEO da AO Consultoria para gerenciar seu tempo e aumentar sua eficiência
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Priscilla Caminha foi a palestrante do último Fórum de Gestão do ano.

Gerenciar o tempo é um dos grandes desafios da atualidade. Em meio a tantas responsabilidades, tarefas e cobranças na vida pessoal e profissional, é comum se sentir frustrado ao não dar conta de algo. O tempo é um recurso valioso, não renovável e perecível e, de acordo, com Priscilla Caminha, CEO da AO Consultoria, gerenciá-lo é organizar a si mesmo.

O assunto pode ser ainda mais delicado quando falamos dos líderes – são frequentes a sensação de quererem abraçar o mundo e a dificuldade em delegar funções. No entanto, a coach alerta para a possível queda no desempenho. “É preciso entender a importância da priorização das tarefas e também aprender a dizer não. Todos nós temos uma capacidade produtiva. É preciso reconhecer o tempo que melhor funciona para cada um”, aconselhou no último Fórum de Gestão, que aconteceu no dia 03/12, no Rio de Janeiro.  

 

TEMPO & PRODUTIVIDADE

 Priscilla deu uma série de dicas para os líderes organizarem melhor as atividades da equipe. “Saber identificar o talento de cada um é fundamental para o aumento da produtividade. Às vezes, o colaborador tem baixa performance porque está em uma área que não corresponde ao seu perfil”, disse.

 A gestão de tempo, definida como “fazer melhor e mais rápido” pela palestrante, só traz benefícios para a empresa. Veja algumas dicas que fazem toda a diferença:

 ▶ Reuniões mais produtivas

Determine uma pauta simples e envie previamente a todos os participantes de cada debate para que possam contribuir com assertividade. Cronometre o tempo para que não ultrapasse o horário.

 ▶ Delegue mais

Conheça bem quem trabalha ao seu lado e divida as tarefas de acordo com quem é mais capacitado. Além disso, estipule prazos.

 ▶ Organize sua mesa

Tenha em seu espaço de trabalho apenas o essencial para sua rotina. “A organização do local de trabalho faz toda a diferença para produtividade”, afirmou a coach.

 ▶ Estabeleça prioridades

Identifique o seu período mais produtivo e resolva suas prioridades nesse tempo. Deixe as tarefas mais fáceis para outros turnos.

 ▶ Use a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos, como o Trello, que são ótimos para organização e produtividade. “Não disperse, organize”, aconselhou.

 “Com uma boa gestão do tempo, você maximiza seus resultados e melhora a produtividade de seus colaboradores. Cria um clima interno mais saudável, reduz os níveis de estresse e melhora a qualidade de vida. O ambiente também fica mais propício à inovação e à conquista de melhores oportunidades profissionais”, finalizou Priscila.

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