Amcham anuncia os vencedores do Prêmio ECO 2016

publicado 28/11/2016 14h22, última modificação 28/11/2016 14h22
São Paulo – Neste ano, um dos vencedores será uma empresa do Sistema B (de Benefício sócio-ambiental) escolhida por voto popular
vencedores-pic01.jpg-2290.html

O Prêmio ECO, mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do Brasil, teve 16 vencedores em 2016. Em sua 34ª edição, as empresas ganhadoras foram AES Holdings Brasil, Blue Sol, Grupo Boticário, Braskem, C&A, CELPE, Dow, Habitar Construções Inteligentes, Itaú Unibanco, Korin, Orbenk, Precon, Rhodia, RL Sistemas de Higiene, TerraCycle do Brasil e Votorantim Cimentos. Ao todo, 71 trabalhos de 61 empresas foram inscritos. A cerimônia de premiação acontece em sete de dezembro na Amcham – São Paulo, a partir das 18h.

Uma das novidades desta edição é a escolha por voto popular de uma empresa do Sistema B (de Benefício sócio-ambiental), que será reconhecida pelo Prêmio ECO pelo seu modelo de transformação de negócios através da sustentabilidade. Para conhecer e votar na melhor empresa, clique aqui. Ao todo, são quatro finalistas.

Neste ano, a Amcham fechou uma parceria com o Sistema B para premiar uma empresa certificada pelo sistema e escolhida por voto popular. No mundo, o Sistema B reconhece empresas que geram produtos e serviços com respeito a parâmetros sociais, ambientais e de governança. Mais de 1800 empresas no mundo possuem a certificação B, sendo que 62 estão no Brasil. A empresa B escolhida pelo público terá a oportunidade de apresentar o modelo de negócios durante a cerimônia de premiação.

Outra parceria do ECO foi com o Grupo Estadão para a co-realização do Prêmio. A cada semana, a Amcham publica no portal do Estadão o blog Ecoando, com reportagens sobre empresas e setores que geram negócios de sucesso a partir da implementação dos conceitos de sustentabilidade. A Amcham também divulga o tema nas rádios Estadão e Eldorado, através de pílulas e spots com cases, estratégias e ações de inovação das empresas participantes.

Na edição de 2016, o prêmio é formado por duas categorias: Sustentabilidade em Processos e Sustentabilidade em Produtos ou Serviços. Veja abaixo os vencedores por categoria:

PROCESSOS

Empresas de Grande Porte:

- Braskem

- Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)

- Dow Brasil

- Grupo Boticário

- Itaú Unibanco

- Korin

- Orbenk

Empresas de Médio e Pequeno Portes

- RL Sistemas de Higiene

Startups e Microempresas

- Habitar Construções Inteligentes

 

PRODUTOS

Empresas de Grande Porte:

- AES Holdings Brasil

- C&A Modas

- Precon Engenharia

- Rhodia Poliamida e Especialidades

- Votorantim Cimentos

Empresas de Médio e Pequeno Portes

- Blue Sol Energia Solar

Startups e Microempresas

- TerraCycle do Brasil

O Prêmio ECO surgiu em 1982 pela Amcham, sendo a primeira ação brasileira de reconhecimento e divulgação da sustentabilidade empresarial. Ao longo de três décadas, a premiação mobilizou 2.278 companhias nacionais e multinacionais. Dos 2.820 projetos inscritos, 275 foram premiados.

registrado em: