COP-26: Amcham vai reunir empresários e autoridades nos dias 6 e 13/outubro

Nos dias 06 e 13 de outubro, realizaremos duas sessões empresariais sobre a 26ª Conferência das Partes da ONU sobre as mudanças climáticas (COP-26), que reunirá autoridades e executivos para discutir os rumos da economia de baixo carbono e das ações para o enfrentamento da urgência climática.
"A transformação para uma economia verde e de baixo carbono é hoje o principal desafio e oportunidade para o sucesso das empresas no médio prazo. Essa agenda tem sido priorizada pelas principais economias do mundo e estará no cerne da COP26, que ocorrerá em novembro. Portanto, é fundamental estreitar o diálogo entre os tomadores de decisão nos setores público e empresarial para assegurar resultados que permitam ao Brasil realizar seu potencial de protagonista nessa transformação", afirma nossa CEO, Deborah Vieitas.
No 1º encontro, no dia 06/outubro, participarão:
- Embaixador Paulino Neto, Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty
- Richard Ridout, Chefe do Departamento de Clima e Energia da Embaixada do Reino Unido no Brasil
- Luiz Pretti, Presidente do Conselho, Amcham Brasil
- Malu Nachreiner, Presidente da Divisão Crop Science da Bayer Brasil
- Marcelo Marangon, CCO do Citibank
No 2º encontro, no dia 13/outubro, estarão presentes:
- Deputado Marcelo Ramos, Vice Presidente da Câmara dos Deputados
- Marcus Paranaguá, Secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente
- Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia
- Ignacio Ybáñez, Embaixador da União Europeia no Brasil
- Guilherme Leal, Copresidente do Conselho de Administração da Natura
- Silvio Cascione, Diretor para o Brasil da Eurasia Group.
O encontro está sendo organizado por nós em correalização com Um Só Planeta, o Brazil institute do Wilson Center e apoio do Eurasia Group.
As inscrições para as duas sessões podem ser feitas clicando aqui.
#BrasilPeloMeioAmbiente
Outra iniciativa nossa relevante na pauta ambiental é o #BrasilPeloMeioAmbiente, que busca reforçar o compromisso do setor empresarial com a preservação ambiental. Com a participação de mais de 70 empresas brasileiras e multinacionais, a iniciativa já reúne um conjunto superior a 120 ações, envolvendo investimentos estimados em cerca de R$ 12,7 bilhões. O inventário com todas as ações pode ser acessado no amcham.com.br/ambiental.
A nossa Agenda ESG completa está disponível neste link.
EMPRESÁRIOS PELO CLIMA
Em linha com os preparativos que antecedem a COP-26, também participamos do lançamento, nesta segunda-feira (27/setembro), do posicionamento “Empresários Pelo Clima”, que reuniu mais de 100 líderes empresariais e entidades do setor. O documento, coordenado em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), destaca a importância de ações eficazes para a promoção de uma economia de baixo carbono e para a retomada verde da economia.
Nele, nossas empresas associadas, como Accenture, AES Brasil, Bain & Company, Banco BV, Cargill Agrícola S.A, Cosan, Chubb Brasil, Embraer S.A., EY, Grupo Bayer Brasil, HP Brasil, IBM, Mastercard, P&G, PwC Brasil, SKY Brasil, Schneider Electric Brasil, Votorantim Cimentos e Votorantim S.A, defendem medidas para a redução de emissões de gases do efeito de estufa, investimentos em tecnologias verdes e o desenvolvimento de mercados de carbono.