Skip to content. | Skip to navigation

COP-26: Amcham vai reunir empresários e autoridades nos dias 6 e 13/outubro

publicado 01/10/2021 11h40, última modificação 01/10/2021 11h40
Evento discutirá expectativas sobre os resultados da COP-26 e impactos nas atividades empresariais
Amcham COP 26

Nos dias 06 e 13 de outubro, realizaremos duas sessões empresariais sobre a 26ª Conferência das Partes da ONU sobre as mudanças climáticas (COP-26), que reunirá autoridades e executivos para discutir os rumos da economia de baixo carbono e das ações para o enfrentamento da urgência climática.

"A transformação para uma economia verde e de baixo carbono é hoje o principal desafio e oportunidade para o sucesso das empresas no médio prazo. Essa agenda tem sido priorizada pelas principais economias do mundo e estará no cerne da COP26, que ocorrerá em novembro. Portanto, é fundamental estreitar o diálogo entre os tomadores de decisão nos setores público e empresarial para assegurar resultados que permitam ao Brasil realizar seu potencial de protagonista nessa transformação", afirma nossa CEO, Deborah Vieitas.

No 1º encontro, no dia 06/outubro, participarão: 

- Embaixador Paulino Neto, Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty 

- Richard Ridout, Chefe do Departamento de Clima e Energia da Embaixada do Reino Unido no Brasil 

- Luiz Pretti, Presidente do Conselho, Amcham Brasil 

- Malu Nachreiner, Presidente da Divisão Crop Science da Bayer Brasil 

- Marcelo Marangon, CCO do Citibank 

No 2º encontro, no dia 13/outubro, estarão presentes:

- Deputado Marcelo Ramos, Vice Presidente da Câmara dos Deputados 

- Marcus Paranaguá, Secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente 

- Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia 

- Ignacio Ybáñez, Embaixador da União Europeia no Brasil 

- Guilherme Leal, Copresidente do Conselho de Administração da Natura 

- Silvio Cascione, Diretor para o Brasil da Eurasia Group. 

O encontro está sendo organizado por nós em correalização com Um Só Planeta, o Brazil institute do Wilson Center e apoio do Eurasia Group. 

As inscrições para as duas sessões podem ser feitas clicando aqui

#BrasilPeloMeioAmbiente  

Outra iniciativa nossa relevante na pauta ambiental é o #BrasilPeloMeioAmbiente, que busca reforçar o compromisso do setor empresarial com a preservação ambiental. Com a participação de mais de 70 empresas brasileiras e multinacionais, a iniciativa já reúne um conjunto superior a 120 ações, envolvendo investimentos estimados em cerca de R$ 12,7 bilhões. O inventário com todas as ações pode ser acessado no amcham.com.br/ambiental.    

A nossa Agenda ESG completa está disponível neste link. 

EMPRESÁRIOS PELO CLIMA  

Em linha com os preparativos que antecedem a COP-26, também participamos do lançamento, nesta segunda-feira (27/setembro), do posicionamento Empresários Pelo Clima”, que reuniu mais de 100 líderes empresariais e entidades do setor. O documento, coordenado em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), destaca a importância de ações eficazes para a promoção de uma economia de baixo carbono e para a retomada verde da economia.   

Nele, nossas empresas associadascomo Accenture, AES Brasil, Bain & Company, Banco BV, Cargill Agrícola S.A, Cosan, Chubb Brasil, Embraer S.A., EY, Grupo Bayer Brasil, HP Brasil, IBM, Mastercard, P&G, PwC Brasil, SKY Brasil, Schneider Electric Brasil, Votorantim Cimentos e Votorantim S.A, defendem medidas para a redução de emissões de gases do efeito de estufa, investimentos em tecnologias verdes e  o desenvolvimento de mercados de carbono.