Amcham lança novo guia de sustentabilidade durante a Rio+20 e comemora os 30 anos do Prêmio ECO

por marcel_gugoni — publicado 05/06/2012 17h37, última modificação 05/06/2012 17h37
São Paulo – Material aponta para a necessidade de repensar o atual modelo econômico em prol de uma economia verde, mais inclusiva e responsável

A necessidade de repensar o atual modelo econômico e caminhar rumo à construção de uma economia verde é o grande foco do novo título da série How to que a Amcham lança na sexta-feira (15/06). A publicação será distribuída gratuitamente durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20, realizada entre 13/06 e 22/06 no Rio de Janeiro, e também estará disponível para download no site do projeto How to (www.amcham.com.br/howto).

Leia mais: Prêmio ECO abre inscrições para sua 30ª edição; saiba como participar

Ao lado dos desafios da economia verde e do papel que cabe ao empresariado para que as transformações necessárias sejam efetivamente alcançadas, a edição mostra marcos do desenvolvimento sustentável no País e um pouco da atuação da Amcham nesse campo, com destaque para uma perspectiva histórica da evolução do Prêmio ECO, com cases alguns de seus principais vencedores em destaque.

A publicação, redigida em versões em inglês e português, traz informações estratégicas sobre como se obtêm licenças ambientais no Brasil, uma etapa fundamental para a concretização de investimentos neste momento estratégico de oportunidades no País. São apresentados os procedimentos necessários, os tipos de licenças, as fases de licenciamento, os prazos de validade e os procedimentos administrativos no âmbito da legislação nacional e das estaduais, atualizando a publicação ”How to obtain Environmental Permits in Brazil”, publicada pela Amcham em 2010.

Veja também: Inscreva-se no Prêmio Eco 2012

O lançamento do guia ocorre em sincronia com o aniversário de 30 anos do Prêmio ECO. “O Prêmio ECO se propõe a reconhecer práticas empresariais de sustentabilidade e a Rio+20 no Brasil tem como tema central a economia verde, um repensar do modelo econômico vigente. A inovação alinhada com a sustentabilidade é de extrema importância, mas, se não repensarmos o modelo econômico vigente, que é totalmente insustentável, não teremos saída”, reflete Daniela Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO. 

Economia verde

O prefácio do guia How to de sustentabilidade é assinado pelo consultor Aron Belinky. Ele reforça seu conteúdo, sinalizando que os “grandes investidores já começam a se movimentar rumo às novas fronteiras de negócios: energia limpa, mobilidade urbana descongestionada, ciclos fechados de produção, materiais inovadores, biotecnologia, gestão sustentável e socialmente responsável”.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Belinky afirma que construir uma economia verde digna deste nome significa ter um modelo “ecoeficiente e que seja inclusivo e responsável”.

“Trazer para a classe média, em duas ou três décadas, os bilhões de concidadãos globais que hoje estão na pobreza exigirá escolhas”, defende. “Usaremos os cereais para produzir combustíveis ou alimentos? Dedicaremos as ruas aos automóveis ou às pessoas? Continuaremos com bilionários subsídios aos combustíveis fósseis ou financiaremos energias renováveis?”, questiona.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Belinky analisa que “refletir sobre as implicações éticas e razões últimas das ações econômicas é parte fundamental nesse processo, assim como apresentar e dar o devido reconhecimento a práticas inovadoras”.

registrado em: