Amcham reforça atividades com foco em sustentabilidade nacionalmente

por daniela publicado 03/06/2011 15h12, última modificação 03/06/2011 15h12
São Paulo – Entidade aprofundará o tema em suas 11 regionais espalhadas pelo País.

A Amcham intensificará as ações para disseminar a importância da sustentabilidade para todos os seus stakeholders, ou seja, públicos envolvidos em suas 11 regionais espalhadas pelo País – São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Goiânia, Recife e Salvador.

Além de reforçar o Prêmio ECO e ações sob seu guarda-chuva, a entidade está consolidando os comitês de Sustentabilidade e desenvolvendo um vasto cronograma de palestras, workshops e roadshows (estes nas maiores unidades regionais) sobre o tema.

“Discutiremos questões relevantes da sustentabilidade e divulgaremos o Prêmio ECO nacionalmente. Para isso, estamos fazendo um trabalho coordenado com todas as regionais e colaboradores da entidade”, ressaltou Daniela Aiach, gerente de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO, durante Workshop de Sustentabilidade para  colaboradores da Amcham realizado nesta sexta-feira (03/06), em São Paulo. 

Segundo Daniela, o ‘Conceito Amcham de Sustentabilidade’ será reforçado em todas as atividades e na estratégia de comunicação da entidade. Na íntegra, o que se prega é: “No tema de sustentabilidade empresarial, a Amcham se propõe a incentivar as empresas, principalmente suas associadas, a que busquem resultados econômico-financeiros com elevados padrões de ética, assumindo sua responsabilidade com o desenvolvimento da sociedade e com operações que gerem o menor impacto possível sobre o meio ambiente”.

Multiplicação de práticas

A consultora do Prêmio ECO Tarcila Reis Ursini considera que a Amcham pode auxiliar diversas companhias que estão começando a seguir o caminho da sustentabilidade e ainda enfrentam muitos desafios. “A Amcham tem um papel importantíssimo de multiplicar as práticas sustentáveis”, afirmou a consultora.

De acordo com Tarcila, a entidade se destaca por oferecer conteúdo atualizado e trazer especialistas de renome para discutir o futuro da sustentabilidade. Neste ano, ocorreram reuniões de planejamento e captação de tendências da área com, por exemplo, Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos; Sonia Favaretto, diretora de Sustentabilidade da BM&F Bovespa; e Aron Belinky, que participa dos preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em 2012.

Entre as ações previstas pela Amcham para divulgar o ‘Conceito Amcham de Sustentabilidade’, estão:
• Relançamento do comitê aberto de Sustentabilidade em São Paulo e consolidação desse grupo em outras regionais.
• Aplicação da Pesquisa Amcham de Sustentabilidade realizada com a base de associados para identificar o nível de envolvimento corporativo com o tema.
•  Desenvolvimento de workshops com painelistas e feira de produtos sustentáveis.
•  Realização de palestras com vencedores do Prêmio ECO 2010.
• Organização de visitas a empresas vencedoras do ECO – projeto Open House - para que empresários e executivos de companhias associadas à entidade conheçam de perto boas práticas de sustentabilidade aplicadas aos negócios.

ECO

O Prêmio ECO 2011, tem como slogan ‘Empresas, Inovação e Sustentabilidade’. O lançamento oficial está previsto para junho e a cerimônia de entrega dos troféus está programada para dezembro. As companhias poderão se inscrever em duas modalidades: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

Além do trabalho intenso para a edição atual, a Amcham já está desenvolvendo as estratégias para o Prêmio ECO 2012, ano em que a premiação completará 30 anos e será realizada a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Daniela Aiach, o tema da Rio+20 é a economia verde, baseada em baixo carbono e uso eficiente dos recursos naturais, uma tendência que o Prêmio ECO começará a abordar já neste ano.

Público interno e fornecedores

As ações de sustentabilidade também serão estendidas para os colaboradores e fornecedores da Amcham, informou Daniela Aiach.

No âmbito do público interno, as iniciativas contemplam palestras, estímulo à coleta seletiva de lixo e reciclagem de pilhas e baterias, e fim do uso de garrafas e copos plásticos.

Quanto aos parceiros da entidade, destacam-se a inclusão de produtos sustentáveis no serviço de buffet e utilização de produtos de limpeza biodegradáveis e com matérias primas com baixo impacto sobre o meio ambiente, entre outras ações.

A Amcham está realizando ainda um vasto levantamento para transformar o prédio de sua sede, em São Paulo, onde são realizados eventos, em uma construção green building.

registrado em: