Com plástico verde, Braskem leva um dos troféus do Prêmio ECO 2011

por andre_inohara — publicado 18/11/2011 15h05, última modificação 18/11/2011 15h05
São Paulo – Resina plástica produzida a partir da cana-de-açúcar é vencedora na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Produtos e/ou Serviços

O polietileno verde da petroquímica Braskem, um plástico de alta resistência, foi um dos projetos vencedores do Prêmio ECO 2011 na modalidade “Práticas de Sustentabilidade”, categoria “Produtos e/ou Serviços”, entre as empresas de grande porte.

A cerimônia de entrega da premiação será em 02/12, na sede da Amcham-São Paulo.

Em 2010, a Braskem se tornou a líder mundial em produção de biopolímeros (polímeros produzidos por seres vivos) ao iniciar sua operação em larga escala do plástico verde em Triunfo (RS), com produção estimada de até 200 mil toneladas/ano.

Apresentado em 2007 pela Braskem, o polietileno verde (PE) é uma resina termoplástica obtida do etanol de cana-de-açúcar, cuja produção é menos poluente que a do polietileno convencional extraído dos derivados de petróleo.

Neutralização de emissões

Com esse volume de produção, a Braskem contribuirá anualmente para neutralizar emissões de CO2 em cerca de 900 mil toneladas. Isso equivale a neutralizar as emissões de quase 1 milhão de veículos por ano.

Reforçando o compromisso com uma cadeia produtiva sustentável, a Braskem criou o selo “I’m green” para designar os produtos da cadeia que apresentam transparência de comunicação e atendimento a normas internacionais de selos verdes.

O polietileno serve de base à produção de plásticos resistentes para diversos setores, como o automotivo e o alimentício. O uso do etanol possibilitou diversificar a matriz de matéria-prima, até então constituída apenas por nafta e gás, derivados do petróleo.

Reconhecimento

A conquista do prêmio ECO é uma forma de validar o esforço da empresa em seguir o caminho da sustentabilidade.

“É um reconhecimento tanto para a nossa equipe como aos clientes que usam essa resina, além de ser uma motivação adicional”, declara Janaina Garcia Serante, analista de Marketing e responsável pela Comunicação da área de Químicos Renováveis.

Prêmio ECO 2011

Neste ano, o Prêmio ECO foi estruturado em duas modalidades: “Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade” (Elis) e “Práticas de Sustentabilidade” – esta subdividida nas categorias “Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços” e “Sustentabilidade em Processos”.

A modalidade Elis se relaciona a modelos de negócios e estratégias mais amplas da empresa que incorporam a sustentabilidade.

Já a categoria “Práticas de Sustentabilidade” é subdividida em duas: “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

A subdivisão de Processos reconhece métodos produtivos que levam em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados.

Em “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, são premiados os produtos, serviços ou linhas de produtos ou serviços com práticas incorporadas de sustentabilidade.

Os atributos devem fazer parte do ciclo de vida do produto ou serviço, ou seja, da concepção/design, fabricação/elaboração, distribuição, consumo/prestação e descarte / reutilização.

São doze os projetos ganhadores neste ano. Confira aqui.

29 anos reconhecendo práticas de sustentabilidade

O Prêmio ECO foi lançado em 1982, sendo o pioneiro no reconhecimento de empresas socialmente responsáveis e que desenvolvem práticas de sustentabilidade.

Já mobilizou 1.979 companhias (entre brasileiras e multinacionais), com 2.455 projetos inscritos e 213 condecorados.

Realizado em parceria com o jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO abre espaço para participação de todas as classes de empresas atuantes no País segmentadas por porte, inclusive as públicas.

Desde 2009, o foco da premiação é a "Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios", procurando valorizar a sustentabilidade nas diferentes esferas da operação empresarial.

 

registrado em: