Skip to content. | Skip to navigation

ESG: entenda o que é e os resultados que traz para a sua empresa

publicado 09/08/2021 09h00, última modificação 28/07/2021 09h33
A sigla em inglês para Environmental, Social e Governance ganhou relevância no setor privado
o que é ESG e qual a sua importância

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução para o português). Essa sigla tem ganhado cada vez mais relevância no mundo e no Brasil. 

Segundo o Google Trends, ferramenta do Google que monitora tendência de pesquisas, a sigla atingiu em 2021 seu nível mais alto de interesse em 16 anos. A procura foi 4 vezes maior se comparada a 2020 e 13 vezes maior em um comparativo com 2019. E, no mundo dos negócios, quando um tema ganha tanta relevância, é sinal de que o assunto significa maior potencial de ganhos financeiros.

Aqui, abordaremos em maior profundidade o que ESG quer dizer na prática, quais seus principais pilares e como sua organização pode se beneficiar com essa estratégia.

 

O QUE É ESG?

AMBIENTAL

Este pilar indica quais ações da empresa estão voltadas para reduzir o impacto ambiental de suas operações, se ela se preocupa com questões como aquecimento global, em reduzir a pegada de carbono e se busca fazer uma melhor gestão de resíduos. Vale lembrar que a agenda ESG garante uma maior longevidade da empresa, não olhando apenas para métricas financeiras, mas também para questões ambientais e de matéria-prima.

 

SOCIAL

Abordando a parte social, é aqui que a empresa deixa claro como trata seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. O pilar social se vale de políticas e relações dentro do ambiente de trabalho, boas práticas de proteção de dados, relações com a comunidade em geral, direitos humanos e práticas de diversidade e inclusão nas organizações. 

Vale lembrar que a consultoria McKinsey realizou uma pesquisa que indica que empresas com equipes executivas diversificadas em termos de gênero têm 14% mais chances de superar a performance de seus pares na indústria e empresas que são percebidas pelos funcionários como mais diversas em gênero também têm 93% mais chances de superar o desempenho financeiro dos seus pares na indústria.

 

GOVERNANÇA

No pilar de governança, entram as melhores práticas quando falamos de gestão corporativa. Tratamos de temas como: preservar a independência do conselho, promover e praticar a ética e a transparência nos negócios, garantir remuneração justa e racional, impedir casos de assédio, discriminação e preconceito, além de promover a diversidade também no conselho.

A forma como uma empresa lida com o ambiente e com a sociedade tem impacto direto com como seus principais stakeholders enxergam a empresa, e isso também para ações e investimentos. Uma pesquisa inédita realizada por nós com cerca de 178 líderes de companhias e startups em operação indica que 95% dos respondentes já iniciaram ações de sustentabilidade na companhia e estão engajados com o tema. Destes, 68% já puderam ver resultados diretos dessa agenda no negócio. Veja mais em: Pesquisa Amcham aponta recorde de engajamento ESG no setor privado brasileiro.

Ainda sobre quem já iniciou movimentos em direção à ESG, 37% declara que já existe um planejamento ativo, mas ainda estão mapeando todos os pontos a serem trabalhados; 31% avaliam já ter um engajamento integrado ao negócio, e 26% vêm construindo engajamento no tema. 

 

RESULTADOS ESPERADOS COM ESG 

De acordo com a Bloomberg, empresa de tecnologia, dados e notícias para o mercado financeiro, fundos que adotam uma estratégia baseada em uma agenda alinhada com ESG aumentaram sua rentabilidade em 32% em 2020. Esse aumento foi um recorde, permeando o montante de 8,8 trilhões e a tendência é de crescimento.

Ainda falando sobre investimentos, temos visto a entrada cada vez mais cedo de jovens no setor. Essa geração está mais ligada em temas como esse e serão os responsáveis por conduzir o mercado daqui para frente.

Especialistas também afirmam que empresas que são focadas em ações de ESG são mais estáveis financeiramente, porque seus colaboradores são mais engajados.

 

CONSTRUINDO UMA ESTRATÉGIA ESG

Para ajudar empresas brasileiras a avançarem no tema ESG, lançamos a Missão Digital ESG Essentials, um programa imersivo internacional, que ocorrerá pela última vez no ano de 2021 com um dos maiores nomes de ESG, Amelia Miazad. 

“Em síntese, é a contribuição da Amcham para preparar nossos associados para a revolução sustentável em curso e para influenciar um ambiente de negócios mais próspero e competitivo", indica Deborah Vieitas, nossa CEO. 

Para reservar a sua vaga, acesse aqui.