ESG na prática: aprenda com Votorantim Cimentos e SASB

ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em tradução para o português) é a visão integrada de práticas de responsabilidade socioambiental e métricas financeiras. Com essa agenda, é possível determinar a sustentabilidade do negócio a longo prazo, aliando retorno de investimento e aspectos como diversidade, inclusão e economia de baixo carbono.
Há também uma expectativa cada vez maior da sociedade por empresas com propósito claro e atuação mais direcionada para um capitalismo consciente, de forma a mitigar riscos e apoiar a longevidade da companhia. A agenda ESG também passou a ser um critério importante para o mercado de investimentos. Segundo a Forbes, há mais de 500 fundos de índice focados em sustentabilidade só nos EUA, com cerca de US$250 bilhões em ativos.
Para inspirar você a construir estratégias e práticas ESG na sua empresa, trouxemos dois cases de sucesso: Votorantim Cimentos e SASB compartilharam seus passos nessa jornada e dicas para qualquer negócio que queira começar a sua jornada ESG.
ESG NA PRÁTICA: CASES DE SUCESSO
VOTORANTIM CIMENTOS
Como líderes da indústria de materiais de construção no Brasil e uma das mais importantes do setor internacionalmente, a Votorantim Cimentos tem o objetivo de crescer, inovar e aumentar sua eficiência operacional, utilizando ESG como um direcionador estratégico. De forma expositiva, a companhia compartilha como construiu o seu ciclo de sustentabilidade, iniciado há 5 anos.
A empresa definiu objetivos tangíveis para temas como: ética, políticas ambientais, produtos e serviços sustentáveis, combustíveis renováveis, emissões de CO2, emissões de materiais diversos (como NOx e SO2), água, biodiversidade e comunidade. A Votorantim Cimentos também expõe suas metas para 2030:
1 - INTEGRIDADE E TRANSPARÊNCIA
A organização acredita que o caminho para a excelência operacional passa, invariavelmente, pela garantia de altos padrões de conformidade, ética e transparência. Por isso, não mede esforços para que essas premissas estejam sempre refletidas na realidade e no dia a dia da companhia. Esse compromisso inegociável é transversal e base para todos os demais.
2 - SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR
A Votorantim Cimentos respeita a vida em todas as suas formas, promovendo um ambiente saudável e seguro para seus empregados, contratados e para todas as partes envolvidas em suas atividades.
Como indicadores para essa valor, a companhia acompanha: lesão com afastamento, fatalidades, satisfação e bem-estar dos empregados.
3 - INOVAÇÃO PARA CRIAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
A companhia fortalece o futuro da construção civil por meio de processos simples e rápidos, com abordagem sustentável. Impulsionam a indústria de cimento em direção a tecnologias e processos limpos, cada vez mais alinhados com a preservação dos recursos naturais.
O indicador para essa meta é a receita de soluções sustentáveis.
4 - DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A organização busca um ambiente diversificado, inclusivo e inspirador para seus empregados e partes interessadas.
Indicadores: diversidade de gênero nas lideranças, percepção dos empregados e empregadas.
5 - REDUÇÃO DA PEGADA AMBIENTAL
A Votorantim Cimentos tem o objetivo de reduzir os impactos de suas operações e trabalham em busca de processos cada vez mais sustentáveis, reduzindo assim sua pressão sobre o meio ambiente e os recursos naturais.
Indicadores: Emissões líquidas de CO2, emissões de material particulado por tonelada de clínquer, emissões de SO/t de clínquer, emissões de NO/t de clínquer, energia elétrica renovável
6 - AMBIENTE DE NEGÓCIOS CIRCULAR
A empresa adota uma abordagem sustentável na forma como fazem negócios, buscando eliminar o desperdício, reaproveitar subprodutos de outras indústrias e aumentar o uso de recursos renováveis.
Indicadores: Substituição térmica, percentual de clínquer no cimento, percentual de concreto reciclado retornado
7 - GERAÇÃO DE VALOR PARA COMUNIDADES
A companhia é parte importante das comunidades onde operam e vendem seus produtos. A Votorantim acredita no poder transformador dos seus empregados e dos seus produtos, e estão comprometidos em gerar valor compartilhado e em melhorar a vida das pessoas.
Indicadores: operações com engajamento, impacto e/ou programas de desenvolvimento em comunidades, empregados engajados em iniciativas de voluntariado, fornecimento local.
SASB
O SASB (Sustainability Accounting Standards Board é uma entidade criada para cuidar da comunicação de informações não-financeiras. Seu campo de atuação é definido por padrões contábeis de sustentabilidade.
O mapeamento que a companhia desenvolveu para ajudar outras organizações começa com um universo de 26 questões de sustentabilidade agrupadas em 5 dimensões, sendo elas:
Capital Ambiental
-
Emissões de GEE
-
Qualidade do ar
-
Gerenciamento de energia
-
Gestão de água e esgoto
-
Gestão de resíduos e materiais perigosos
-
Impactos ecológicos
Capital social
-
Direitos humanos e comunidade
-
Privacidade do cliente
-
Segurança de dados
-
Acesso e preço acessível
-
Qualidade e segurança do produto
-
Bem-estar do cliente
-
Práticas de venda e rotulagem de produtos
Capital humano
-
Práticas trabalhistas
-
Saúde e segurança do funcionário
-
Engajamento dos funcionários, diversidade e inclusão
Modelo de negócios e inovação
-
Projeto e gestão do ciclo de vida do produto
-
Resiliência do modelo de negócios
-
Gestão da cadeia de abastecimento
-
Fornecimento e eficiência de materiais
-
Impactos físicos das mudanças climáticas
Liderança e Governança
-
Ética de negócios
-
Comportamento competitivo
-
Gestão do departamento jurídico e ambiente regulatório
-
Meio ambiente
-
Gerenciamento de risco de incidente crítico
-
Gestão de risco sistêmico
Com foco em conectar empresas e investidores sobre os impactos financeiros de sustentabilidade, a organização criou uma ferramenta que consiste em um passo a passo para orientar as companhias em suas estratégias ESG:
-
Estabeleça uma base para disseminar conhecimento sobre ESG
-
Escolha as ferramentas certas para desenvolver relatórios com base em cada público
-
Determine o melhor canal para a divulgação de sua estratégia de ESG
-
Compreenda a estrutura dos padrões SASB e seus componentes
-
Avalie a disponibilidade de informações ESG atuais e conduza análises sobre os gaps de conhecimento
-
Desenvolva um relatório com informações sobre ESG alinhadas aos padrões SASB
-
Continue o processo de divulgação para permitir melhorias na divulgação de informações ESG
ESG GERANDO VALOR PARA A SUA EMPRESA
Para construir sua estratégia ESG de forma personalizada ao lado das maiores referências no assunto, faça sua inscrição na Missão Digital ESG Essentials. É a última oportunidade do ano para começar a pensar no futuro da sua organização e gerar ainda mais valor aos principais stakeholders.
Desenvolvida por nós em parceria com Amelia Miazad, uma das maiores referências em ESG e residente na Berkeley Law, na Califórnia, a Missão Digital ESG Essentials garante uma experiência internacional imersiva, com trocas e benchmarkings com empresas que são destaque no tema e um alto nível de networking com altos executivos do Brasil e do mundo.
Ao longo de toda a jornada, a missão abordará temas como:
-
A relação ESG e propósito de marcas: definição da estratégia de companhias e mapeamento de riscos
-
A força e poder da integridade como parte da cultura
-
Indicadores: como comunicar e mensurar as ações de ESG no relatório geral da empresa
-
Passo a passo: como priorizar e planejar ações de ESG
-
Mercado de ações: saiba como funciona a visão dos investidores sobre a importância do ESG e como isso norteará os investimentos
-
Diversidade e inclusão como ponto de comprometimento de médias gerenciais, além do CEO e do RH da companhia e efetividade nas políticas
-
A importância da comunicação: transparência, frequência e genuinidade de escutar as pessoas. Escuta ativa com todos os stakeholders
-
Como transformar ESG em jornada: para além de uma ação pontual ou desconexa do restante, a ideia é que essa cultura seja respirada pela organização
Entenda o que esperar da Missão Digital ESG Essentials.