Reciclagem garante à Tetra Pak Prêmio ECO 2013

publicado 28/11/2013 08h00, última modificação 28/11/2013 08h00
São Paulo – Empresa é destaque na categoria ELIS, com proteção ambiental e apoio ao engajamento de stakeholders e comunidade
reciclagem-foto01.jpg-4710.html

De acordo com dados da Kantar Worldpanel, as embalagens produzidas pela Tetra Pak estão presentes em 94,7% dos lares brasileiros, sendo que, apenas em 2012, 65 mil toneladas delas foram recicladas. Essa atuação colocou a empresa, pela primeira vez, entre os vencedores do Prêmio ECO 2013. Destaque na categoria ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade), a empresa será reconhecida por sua atuação como catalisador da cadeia de reciclagem e o desenvolvimento de diversas ações voltadas para a sustentabilidade.

“Temos o compromisso de nos manter uma empresa inovadora, gerando crescimento com rentabilidade e valores que se perpetuem ao longo do tempo”, diz Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak. “Estamos satisfeitos com a premiação e motivados a continuar investindo nos nossos pilares de sustentabilidade.”

A Tetra Pak também apoia mais de 240 Pontos de Entrega Voluntária, e aspira ao desenvolvimento de embalagens produzidas com matérias-primas 100% renováveis.

No Brasil, todas elas são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council) desde junho de 2008, e 75% de sua composição são de fonte renovável. “Hoje, todo papel utilizado na fabricação das embalagens cartonadas no Brasil é proveniente de florestas gerenciadas de acordo com princípios de manejo florestal responsável, aprovado por um sistema independente de certificação”, conta Zuben.

Além disso, a Tetra Pak foi a primeira fabricante no mundo a utilizar plástico obtido a partir de cana-de-açúcar em embalagens de alimentos líquidos, aumentando o percentual de renovabilidade de seus produtos. A partir de 2014, cerca de 82% dessas embalagens serão de fontes renováveis.

Engajamento dos parceiros e da comunidade

Parte do investimento anual de R$ 10 milhões da Tetra Pak é direcionada para projetos de educação ambiental e de apoio à proteção da biodiversidade. “Acreditamos no desenvolvimento sustentável com soluções que gerem valor, que pode ser compartilhado por toda a cadeia em que atua, onde e quando houver consumo de alimentos” conta Zuben.

Para ele, ao beneficiar as pessoas e o meio ambiente, o resultado acaba se refletindo também no desempenho da empresa. “O Brasil é a segunda maior operação da Tetra Pak no mundo, atrás apenas da China, e em 2012 a empresa atingiu a marca de 12,6 bilhões de embalagens entregues localmente”.

A Tetra Pak investe na educação tanto de colaboradores como para a indústria de alimentos. Foram desenvolvidos também programas itinerantes de educação ambiental, como (Re)ciclo de Cinema, Palco da Reciclagem e Cena Ambiental, que já atingiram mais de 500 mil pessoas em todo o País. Os projetos promoveram a exibição gratuita de peças de teatro e de filmes em 359 cidades brasileiras, impactando cerca de 260 mil crianças. “Por meio de atividades culturais, os projetos disseminam a importância da preservação do meio ambiente e ajudam a formar cidadãos mais conscientes”, diz.

A empresa incentiva não só a organização de catadores em cooperativas, como também a gestão profissional dessas entidades, buscando melhores condições e oportunidades de negócios, e fornecendo materiais recicláveis a elas. A Tetra Pak promove capacitações das cooperativas, avaliações e disponibilização de informações técnicas relacionadas aos aspectos econômicos e ambientais da atividade. 

Além de apoiar ações para reintrodução de animais silvestres aos seus habitats naturais, a empresa disponibiliza um barco para expedições pelo Rio Uatumã, afluente do Rio Amazonas, a fim de levar informações sobre a preservação da fauna regional para 26 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de oito mil pessoas.

registrado em: