Mochila para carregar água em locais sem infraestrutura dá Prêmio Eco à Greif

publicado 24/11/2015 11h37, última modificação 24/11/2015 11h37
São Paulo – Multinacional já entregou mais de 200 mil unidades e quer parcerias para expandir distribuição
mochila-foto01.jpg-1192.html

Uma mochila desenvolvida para carregar água em locais sem infraestrutura levou a Greif a ganhar o Prêmio Eco 2015 na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Produtos ou Serviços, entre as empresas de grande porte.

A mochila de propileno recoberta por polietileno foi desenvolvida a partir de uma observação do CEO da multinacional americana de embalagens, David Fischer, quando trabalhava com profissionais da empresa voluntariamente no Haiti, após o terremoto de 2010. “Ele viu que muitas mulheres e crianças carregavam água em baldes. Depois que voltou, viu que não só no Haiti, mas muitas regiões também não tinham estrutura para a distribuição de água”, conta Eduardo Simoniello, presidente para a América Latina.

A empresa havia acabado de adquirir na Alemanha e na Turquia plantas de fabricação se sacolas de polietileno. “A gente não pode pensar em algo ergonômico (para carregar água)?”, disse Fischer, lançando a ideia aos desenvolvedores de produto. Assim nascia a PackH2O, com o corpo fabricado na Turquia e a torneira no Brasil, em tamanhos de 20 litros e 10 litros.

Mais de 200 mil unidades já foram distribuídas em locais da América Latina, África e Oriente Médio, por meio de parcerias com ONGs internacionais e locais. A empresa fabrica, faz a entrega e o treinamento para os agentes que as distribuem nas comunidades – essa última parte é para garantir a higienização do produto, que deve ser exposto ao sol de 60 a 90 minutos.

Com a vitória no Prêmio Eco, a Greif quer aproveitar a visibilidade junto a outras empresas para expandir a distribuição. “Gostaríamos de fazer um engajamento muito mais forte e real para ajudar quem está sofrendo com a falta de água”, comenta Simoniello.

Empresas parceiras podem, inclusive, afixar seu logotipo no material. O custo de cada mochila é de US$ 10 dólares, a de 20 litros, e US$ 7 a de 10 litros, incluindo logística e educação. Pessoas físicas podem doar pelo site http://www.packh2o.com/aguaparaviver/.

Segundo o presidente da Greif na América Latina, as empresas parceiras podem escolher onde os produtos serão distribuídos.

“A gente tem de se envolver para mudar as coisas. Gostaria que mais gente e companhias se envolvessem, não precisa uma carga gigantesca para mudar”, diz.

registrado em: