Prêmio ECO 2011 reforça estrutura

por andre_inohara — publicado 23/05/2011 17h17, última modificação 23/05/2011 17h17
São Paulo – Serão duas modalidades: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade.

Neste ano, o Prêmio ECO recebeu um reforço na sua estrutura. Agora, as empresas poderão se inscrever em duas modalidades: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

“Neste ano, estamos incluindo temas como liderança e estratégia e reforçando assim a necessidade de o tema da sustentabilidade permear a empresa como um todo. Também estamos incluindo exemplos de produtos e ou serviços e de processos sustentáveis, para facilitar o entendimento”, explica Daniela Aiach, gerente de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO.

As inscrições serão feitas a partir de junho e a cerimônia de premiação está prevista para dezembro.

Modalidades

A modalidade Elis se relaciona a modelos de negócios e estratégias mais amplas da empresa que incorporam a sustentabilidade. Esta modalidade dá ênfase à integração da sustentabilidade nos níveis mais corporativos e sistêmicos das organizações, como a inclusão do tema no modelo de governança, no impacto de operações, produtos ou serviços, na gestão e relacionamento com os stakeholders, e no alinhamento com os desafios e oportunidades da nova economia.

Na modalidade Práticas de Sustentabilidade, a categoria Sustentabilidade em Processos envolve processos de negócio que passaram a levar em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados. Como exemplos de processos podem ser considerados: aquisição de insumos e serviços em geral; logística/ serviços de abastecimento; fabricação de produtos/ prestação de serviços; gestão de pessoas, comunicação e outros processos de apoio; logística / serviços de distribuição; comercialização e pós-venda.

Já a categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços trata de produtos ou serviços ou linhas de produtos ou serviços que possuem atributos de sustentabilidade incorporados. Estes atributos devem fazer parte do ciclo de vida do produto ou serviço, ou seja: na concepção/design; na fabricação/elaboração; na distribuição; consumo/prestação e no descarte / reutilização.

Sobre o Prêmio ECO

O Prêmio ECO foi lançado em 1982, sendo o pioneiro no reconhecimento de companhias socialmente responsáveis e que desenvolvem práticas de sustentabilidade. Já mobilizou 1.979 companhias (entre brasileiras e multinacionais), com 2.455 projetos inscritos e 213 condecorados.

Realizado em parceria com o jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO abre espaço para participação de todas as classes de empresas atuantes no País segmentadas por porte, inclusive as públicas.

Desde 2009, o foco da premiação é a "Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios", procurando valorizar a sustentabilidade nas diferentes esferas da operação empresarial.

 

registrado em: