Prêmio ECO bate recorde de inscritos dos últimos 10 anos com foco em projetos de inovação em sustentabilidade

publicado 26/09/2017 08h09, última modificação 26/09/2017 09h56
São Paulo - Premiação da Amcham recebeu inscrição de 102 trabalhos; cerimônia será em dezembro
Premio ECO 2017

Desde 1982, o Prêmio ECO vem reconhecendo as principais práticas de sustentabilidade empresarial

A inovação  em produtos e processos é uma marca presente nos 102 projetos de sustentabilidade empresarial inscritos para a 35ª edição do Prêmio ECO Amcham & Estadão, segundo Daniela Aiach, diretora do Sustentabilidade  da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO. O número de projetos deste ano é recorde da premiação nos últimos 10 anos.

“Alguns dos projetos que recebemos surpreendem pela criatividade e eficiência. Há muita inovação sendo produzida, tanto por startups como grandes empresas”, segundo Aiach. O reaproveitamento de resíduos para a produção de energia, por exemplo, é um tema que está sendo desenvolvido por várias empresas, exemplifica a executiva.

Além de eficiência energética, as empresas inscreveram trabalhos de cultivo e manejo sustentável, produtos menos agressivos ao meio ambiente, reciclagem e diversidade e inclusão.

Neste ano, 83 empresas inscreveram 102 trabalhos nas duas categorias do prêmio, ‘Sustentabilidade em Processos’ (44) e ‘Sustentabilidade em Produtos ou Serviços’ (58). O montante de projetos inscritos foi 25% maior que o da edição de 2016, que recebeu 76 trabalhos de 64 empresas. 

Pequenos e sustentáveis

Grande parte do crescimento de inscrições veio de startups, que aumentou em relação ao ano passado. “Estamos colhendo os resultados da criação de um novo porte que chamamos de microempresas e startups, que lançamos no ano passado”, segundo Aiach. Os trabalhos estão sendo avaliados por uma comissão julgadora independente formada por especialistas e consultores, tendo como critérios o impacto dos projetos na gestão e nos negócios. A cerimônia de premiação acontece em dezembro, na sede da Amcham – São Paulo. 

O Prêmio ECO

O Prêmio ECO vem reconhecendo e divulgando ininterruptamente práticas de sustentabilidade empresarial desde 1982, época do seu lançamento. Desde 2016, o ECO é feito em parceria com o jornal Estado de São Paulo. As duas instituições mantém um blog sobre sustentabilidade, o Ecoando, onde é possível encontrar o que existe de mais moderno e inovador no tema.