Prêmio Eco 2011 reconhecerá estratégia, liderança e práticas de sustentabilidade empresarial

por andre_inohara — publicado 09/05/2011 17h22, última modificação 09/05/2011 17h22
São Paulo – Prêmio completa 29 anos e será entregue em dezembro.
aft_1342.jpg

Na edição de 2011, o Prêmio ECO completa 29 anos, trabalhando para reconhecer empresas que caminham para a sustentabilidade. O slogan do prêmio é ‘Empresas, Inovação e Sustentabilidade’.

“Queremos capturar casos empresariais inovadores produzidos por novas ideias, conceitos e formas de fazer negócios”, comenta Daniela Aiach, gerente de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO. “A edição deste ano reconhecerá a estratégia e a liderança das empresas e também as práticas empresariais de sustentabilidade.”

A cerimônia de entrega do Prêmio ECO está prevista para acontecer no dia 02/12. O período de inscrições vai de junho a agosto, sendo que a avaliação dos projetos ocorre entre setembro e novembro.

Para Daniela Aiach, a mensagem central é de que a sustentabilidade só será possível com a inovação. “Acreditamos fortemente que são as empresas que criarão os mecanismos e processos que tornarão possível sua perenidade. Isso só será viável com a aliança entre sustentabilidade e inovação. Não há sustentabilidade sem inovação – ou seja, produtos e processos inovadores, gestão inovadora e, por fim, um modelo de negócios inovador.”


Rumo à Rio + 20

Em 2012, o Rio de Janeiro abrigará a conferência sobre o meio ambiente Rio+20, uma referência à realização da Eco 92 há 20 anos. Os temas da Rio+20 são a economia verde e o desenvolvimento sustentável, tendências que o Prêmio ECO visa abordar ainda neste ano.

“O tema central da Rio + 20 é a ‘Green Economy’ (economia verde),  é a economia que resulta em melhoria do bem-estar humano ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a demanda de recursos naturais. É um repensar do modelo econômico vigente, é continuar produzindo bens usando menos recursos naturais e com menor descarte. É, portanto, um grande desafio”, diz Daniela.

“O reconhecimento de empresas que já têm a semente do futuro é uma forma de manter a sintonia com as mais modernas tendências de sustentabilidade e marcar o início das comemorações do aniversário de 30 anos do prêmio em 2012”, acrescentou a gerente da Amcham.

 

registrado em: