Tetra Pak vence Prêmio Eco com gestão focada em reciclagem e matéria-prima renovável

publicado 02/12/2015 09h02, última modificação 02/12/2015 09h02
São Paulo - Companhia reciclou mais de 76 mil toneladas de embalagem e atingiu 120 mil pessoas com ações de educação ambiental
fernando-von-zuben-5231.html

“Um trabalho longo e consistente, que vem desde a sua criação”. Para Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, foi esta estratégia constante que rendeu mais um Prêmio Eco à empresa. É a terceira vez que a companhia vence e mais uma vez na categoria ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade).

O diretor fez questão de destacar os pontos que considera mais importante na gestão sustentável da Tetra Pak: bom relacionamento com fornecedores e colaboradores, produção de embalagens com matérias-primas renováveis e incentivo à reciclagem e práticas de preservação ambiental.

Com os fornecedores, “a empresa busca apoiar a introdução de ferramentas e processos que melhorem a qualidade e a produtividade dos parceiros”. Já para os funcionários, “oferece um ambiente agradável, priorizando o respeito, a abertura e a transparência, para que exerçam suas atividades de forma a contribuir, agregar valor e se desenvolver”, explica Fernando.

As embalagens produzidas são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®). “Em 2011 iniciou o uso de polietileno de cana-de-açúcar em tampas do seu portfólio e a partir de 2014 começou a produzir suas embalagens também com polietileno de cana-de-açúcar aumentando para até 82% a composição de matéria-prima de fonte renovável”, acrescenta ele.

No último ano, a Tetra Pak atingiu a marca de 26% de reciclagem de tudo o que foi produzido. A meta é chegar até 40% em 2020. Só no Brasil, 76 mil toneladas de embalagens longa vida foram recicladas. Ademais, a Tetra Pak patrocinou ações de educação ambiental em mais de 65 municípios e que atingiram 120 mil pessoas.

Toda a estratégia de gestão sustentável está calcada nos principais valores da empresa, como explica Fernando von Zuben. “Incluir a preocupação com questões de Sustentabilidade faz parte do DNA da Tetra Pak que iniciou seus trabalhos a partir da premissa de que uma embalagem deve economizar mais do que custa e tem em seus valores a visão de longo prazo, inovação e responsabilidade como chaves”, afirma.

Diante dos bons resultados e da cultura de preservação, responsabilidade e inovação, a Tetra Pak pretende expandir, atualizar e criar projetos que perpetuem o crescimento sustentável da empresa. “Ao incluir um pilar ambiental dentro de sua estratégia, a Tetra Pak deixa claro que suas ações nessa área são parte integrante do negócio. Dessa forma, continuam sendo executadas e inovadas periodicamente”, conclui o Diretor de Meio Ambiente. 

registrado em: