Walmart vence Prêmio ECO 2011 na modalidade ELIS

por daniela publicado 18/11/2011 15h57, última modificação 18/11/2011 15h57
São Paulo - Rede supermercadista incorpora a sustentabilidade em sua estratégia

O Walmart, rede supermercadista, conquista o Prêmio ECO 2011 na modalidade Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis), empresa de grande porte.

A companhia se destaca por incorporar a busca contínua do equilíbrio ambiental, social e financeiro na estratégia corporativa.

A cerimônia de entrega da premiação será em 02/12, na sede da Amcham-São Paulo.

Walmart e a sustentabilidade

O Walmart iniciou as operações no Brasil em 1995 e é atualmente a terceira maior rede supermercadista do País, com faturamento de R$ 22,3 bilhões e investimentos que superam R$ 1 bilhão ao ano. São 479 lojas em 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal, que recebem diariamente, em média, mais de um milhão de pessoas.

A sustentabilidade integra a estratégia corporativa, que prima por redução do desperdício, ampliação da eficiência e busca de caminhos para auxiliar comunidades e fornecedores. Por meio de ações inovadoras e conjuntas, a empresa incentiva seus stakeholders a contribuirem para mudar os padrões de consumo e produção e usarem de forma responsável os recursos naturais.

“Para o Walmart, a sustentabilidade é uma forma inteligente de economia, com resultado positivo no negócio. Uma empresa só se mantém se cumprir a sua função social, preservando o meio ambiente e a sociedade, por meio de estratégias incorporadas na cultura organizacional”, diz Camila Valverde, diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil.

Pilares e valores

As iniciativas do Walmart contemplam três pilares com metas a serem cumpridas: “clima e energia”, que visa a redução do consumo de energia e da emissão de gases causadores do efeito estufa; “resíduos”, cujo objetivo é a diminuição da geração de resíduos e sua correta destinação; e “produtos”, que envolve o desenvolvimento e a oferta de itens com diferenciais de sustentabilidade.

No relacionamento com seus públicos de interesse, o Walmart coloca em prática seus valores, que são: respeito ao indivíduo, atendimento de qualidade aos clientes e inovação nos produtos e serviços. A rede busca engajar formal e informalmente seus clientes, empregados, fornecedores, governos e organizações sociais por meio de sites institucionais, campanhas publicitárias e outros canais de comunicação, incluindo mídias sociais.

Em 2009, em um documento chamado Pacto pela Sustentabilidade, os 23 maiores parceiros comerciais do Walmart firmaram simbolicamente compromissos com a sustentabilidade.  O acordo prevê, por exemplo, a não participação em financiamento, uso, distribuição, comercialização e consumo de itens pecuários que tenham qualquer ilegalidade em sua cadeia ou de produtos que tenham origem em áreas de desmatamento ilegal da Amazônia. Entre outras iniciativas acordadas, constam a redução das embalagens em 5% em toda a cadeia de abastecimento e uma diminuição de 50% no consumo de sacolas plásticas até 2013.

Ciente de que bons exemplos começam em casa, o Walmart busca oferecer aos seus 87 mil funcionários condições para que desenvolvam seus talentos e se engajem em iniciativas de desenvolvimento sustentável. O público interno é instruído e estimulado a adotar práticas responsáveis no seu dia a dia.

De ponta a ponta

O Walmart trabalha intensamente para minimizar impactos ambientais de suas operações de ponta a ponta. Assim, tem se utilizado de tecnologias que permitem reduzir 25% do consumo de energia e 30% da emissão de gases do efeito estufa.

As principais soluções adotadas são uso de materiais reciclados e recicláveis na infraestrutura; torneiras e chuveiros com fechamento automático; e iluminação com lâmpadas fluorescentes T5 (econômicas, permitindo redução do consumo de energia). Na gestão do uso da água, sempre que possível a água da chuva é coletada para reuso, assim como a que passa por tratamento de efluentes, que é reempregada em banheiros. Em 2010, com medidas de racionalização, o consumo total de água cresceu apenas 6,6%, mesmo com o aumento de 10,4% no número de lojas.

O Walmart Brasil divulga anualmente seu Relatório de Sustentabilidade para agregar transparência à sua atuação e informar seus públicos sobre ações e resultados. Há quatro anos, a publicação segue o modelo GRI.

Reconhecimento

A rede vê no Prêmio ECO a possibilidade de disseminar experiências e buscar mais conhecimento do que vem sendo feito em termos de sustentabilidade no País. 

“Ficamos muito orgulhosos pelo reconhecimento, que é fruto de um trabalho feito com bastante seriedade por toda a companhia. Ademais, receber um prêmio como esse, que valoriza esse tipo de trabalho, é, mais do que um estímulo, uma forma de trocar informações sobre boas práticas”, destaca Camila Valverde.

Prêmio ECO 2011

Neste ano, o Prêmio ECO foi estruturado em duas modalidades: “Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade” (Elis) e “Práticas de Sustentabilidade” – esta subdividida nas categorias “Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços” e “Sustentabilidade em Processos”.

A modalidade Elis se relaciona a modelos de negócios e estratégias mais amplas da empresa que incorporam a sustentabilidade.

Já a categoria “Práticas de Sustentabilidade” é subdividida em duas: “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

A subdivisão de Processos reconhece métodos produtivos que levam em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados.

Em “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, são premiados os produtos, serviços ou linhas de produtos ou serviços com práticas incorporadas de sustentabilidade. Os atributos devem fazer parte do ciclo de vida do produto ou serviço, ou seja, da concepção/design, fabricação/elaboração, distribuição, consumo/prestação e descarte / reutilização.

São doze os projetos ganhadores neste ano. Confira aqui.

29 anos reconhecendo práticas de sustentabilidade

O Prêmio ECO foi lançado em 1982, sendo o pioneiro no reconhecimento de empresas socialmente responsáveis e que desenvolvem práticas de sustentabilidade. Já mobilizou 1.979 companhias (entre brasileiras e multinacionais), com 2.455 projetos inscritos e 213 condecorados.

Realizado em parceria com o jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO abre espaço para participação de todas as classes de empresas atuantes no País segmentadas por porte, inclusive as públicas.

Desde 2009, o foco da premiação é a "Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios", procurando valorizar a sustentabilidade nas diferentes esferas da operação empresarial.

 

Acompanhe, ao longo dos próximos dias, detalhes de cada um dos projetos ganhadores do Prêmio ECO 2011

registrado em: